
ANGIORRADIOLOGIA E CIRURGIA ENDOVASCULAR
Procedimentos Minimamente Invasivos
O QUE É CIRURGIA ENDOVASCULAR?
Cirurgia Endovascular são procedimentos minimamente invasivos, que são realizados por dentro dos vasos sanguíneos, seja artérias ou veias, através da utilização de cateteres, fios guias, balões e stents. A grande vantagem da Cirurgia Endovascular é a possibilidade de realização de tratamentos com menor trauma cirúrgico, recuperação mais rápida e memor risco perioperatório.
TODO CIRURGIÃO VASCULAR FAZ CIRURGIA ENDOVASCULAR?
A Cirurgia Endovascular é uma área de atuação da Cirurgia Vascular em que o Cirurgião Vascular se especializou por pelo menos mais um ano para a realização desses procedimentos mais complexos. Então não são todos os cirurgiões vasculares que são capacitados a utilização dessa técnica.
TODO PROCEDIMENTO PODE SER REALIZADO POR VIA ENDOVASCULAR?
Atualmente a cirurgia endovascular é capaz de realizar tratamentos em diferentes territórios vasculares e até mesmo nos mais desafiadores como arco aórtico. No entanto, cada caso deve ser estudado individualmente e pesado risco benefício para cada técnica.
PROCEDIMENTOS ENDOVASCULARES
ANGIOPLASTIA PERIFÉRICA PERCUTÂNEA
A Angioplastia Percutânea de Vasos Periféricos é a desobstrução de artérias de membros com a utilização de cateteres, fios guia, balões, balões farmacológicos e stents. Esse procedimento tem o intuito de restituir o suprimento sanguíneo para o membro afetado, tratando a Doença Arterial Periférica.
ANGIOPLASTIA DE CARÓTIDAS
A Angioplastia de Artérias Carótidas é um procedimento minimamente invasivo para correção da Estenose Carotídea, ou seja, da formação da placa de gordura no vaso sanguíneo que realiza o suprimento sanguíneo para o cerebro. Esse procedimento é indicado para pacientes com estenoses significativas em Artérias Carótidas no intuito da prevenção de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
CORREÇÃO ENDOVASCULAR DE ANEURISMAS
A Correção Endovascular de Aneurismas é uma técnica minimamente invasiva que utiliza endopróteses para a correção de dilatações das artérias, seja na Aorta Torácica, Aorta Abdominal, Artérias viscerais, Troncos Supraaórticos ou Artérias de membros, existem opções minimamente invasivas para seu tratamento.
EMBOLIZAÇÕES
Embolizações são procedimentos em que interrompemos o suprimento sanguíneo para uma determinada estrutura. Essa é uma opção terapêutica para o tratamento de sangramentos, má formações vasculares e alguns tumores como por exemplo os Miomas Uterinos.
COMPRESSÕES VENOSAS E VARIZES PÉLVICAS
O tratamento endovascular também é muito eficaz no território venoso, podendo ser utilizado em doenças as quais há a compressão de veias como na Síndrome de Cockett e Síndrome de Nutcracker. Como também em embolizações de Varizes Pélvicas que geram tanto desconforto a algumas mulheres.